28/07/22

MDE #02 - Problemas e Mais Problemas

Olás, Elementares.

Espero que todos estejam bem. Depois de muito tempo, finalmente consegui concluir a parte mais difícil de um escritor: A primeira publicação.

Como disse no poste anterior do MDE, eu não tenho muita experiência nesse universo de escrita, confesso que está sendo incrível essa aventura de descobertas e imersão. Mas como toda jornada, existe ainda os desafios tão pouco explorado, que se torna uma verdadeira pedra no caminho. A falta de conhecimento no fantástico mundo na arte de autores e editora me levou a questionar: ONDE EU VOU PUBLICAR MEU LIVRO?

Foi difícil decidir onde e como publicar meu primeiro livro. Apesar de ter concluído toda a história, eu já tinha uma noção de que para publicar, provavelmente eu teria que desembolar uma bela quantia de dinheiro, na qual eu não teria. Eu acabara de encontrar minha primeira pedra.

Depois de uma longa pesquisa, o sagrado Google, me ofereceu um leque de possibilidade, literalmente salgado, quando o assunto era Editora famosa.

Uma marca importante, pode alavancar qualquer pessoas. Grande editoras, ofereciam possibilidades, que se diga de passagem, tentadora para qualquer pessoa iniciante. Divulgação, revisão, arte, capa. Só que havia um pequeno detalhe: O PREÇO.

Cada vez que olhava os pequenos valores absurdos, sentia a facada entrando em meu peito, lentamente. Mas eu não iria desistir tão fácil assim. Sou brasileiro, e não desisto fácil.

Minha busca ainda não tinha acabado. Algumas semanas depois, encontrei uma pequena luz no fim do túnel. Mais parecia um vagalume. Esse vagalume era a Amazon, a maior - Talvez a mais importante - empresa do ramos de tudo um pouco. Ela possui uma plataforma de publicação independente: KDP (Kindle Direct Publishing). 

Mas nem tudo é perfeito no país das maravilhas. A principio, essa plataforma parecia perfeita. Você poderia criar uma série, colocar informações do livro, criar capa, enfim, o pacote completo. 

Eu ainda precisava finalizar alguns detalhes do livro. Quando cheguei no ponto final, encontrei o primeiro problema do KDP. A criação da capa é muito simples e padronizada. A plataforma te prende da liberdade criativa e você não consegue criar algo muito elaborado. Eu passei um domingo todo, tentando montar uma imagem que a plataforma pudesse aceitar. O segundo problema foi a disponibilidade de mercado. BRASIL COMO SEMPRE, FORAM DE TUDO.

Infelizmente, o livro só iria ser lançado no mercado internacional, justamente na qual, não fala Português (do Brasil). Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania. E se quisesse comprar uma copia, teria que pagar o frete internacional, que chega a ficar 100 reais.

Mas ainda via luz, e lá fui eu novamente para o Google. Entre um site e outro, encontrei o Clube dos Autores, que se tornou minha cartada final. O livro se encontra disponível na Amazon, como disse no ultimo MDE (porém como Compra Internacional até eles lançarem uma plataforma para venda direta para o Brasil, que segundo eles acontecerá em algum momento entre agora e quando Deus quiser.) e compra nacional pelo Clube dos Autores, como você pode ver por aqui.

Nunca pensei que seria tão difícil lançar um livro. Mas finalmente está pronto. 

Fico por aqui, até o próximo MDE.

Obrigado a todos.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário